BREVE BIOGRAFIA




PADRE NELSON RICARDO CÂNDIDO DOS SANTOS



Nasceu na cidade de São Paulo (SP) a 09 de janeiro de 1959, quarto e último filho de Geraldo Cândido dos Santos e de Nídia Louzada dos Santos. Foi batizado e crismado no dia 09 de abril de 1960.
Sua mãe faleceu no dia 31 de dezembro de 1969, dia do aniversário de seu pai. Embora falecida jovem, deixou viva na memória de seu filho ensinamentos e momentos que marcaram toda a sua vida: Nelson lembra-se das novenas realizadas em sua casa, frente a uma imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima; das missas mensais assistidas no Santuário de São Judas Tadeu, no bairro do Jabaquara, em São Paulo, todo dia 28; das missas dominicais na pequena Igreja de São Lucas Evangelista, no bairro em que morava; o pagamento do dízimo mensal, recolhido à porta de casa por uma senhora da Igreja; a caridade para com os pobres, principalmente crianças de orfanato; das orações do Pai Nosso e da Ave Maria ensinadas pela mãe. Lembra-se não só da formação religiosa, mas das alegrias do dia a dia: idas ao cinema em família; as primeiras letras aprendidas em casa; o gosto pela leitura; os doces e pães do lanche da tarde...
Essas pequenas coisas cotidianas se refletiram na vida de Nelson, determinando as direções que sua vida tomaram: gosto pela literatura, pelo cinema, pela caridade, pela oração, pela companhia dos amigos.
Aos 7 anos escreveu sua primeira história, aos 8 leu, num único domingo, o livro Robinson Crusoé, de Daniel Dafoe, em tradução de Monteiro Lobato. Aos 9 anos, pelo que se lembra, em uma manhã fria e chuvosa de inverno, escreveu 3 histórias, que orgulhosamente mostrou a seu irmão Celso, que disse não acreditar que era dele.
Na escola, sempre se destacou como bom aluno.
Recebeu a primeira Eucaristia no dia 07 de dezembro de 1970, na Paróquia de São Lucas Evangelista. No entanto, durante a adolescência, foi-se afastando da Igreja, mas sempre em contato com Deus, pelo qual sentiu-se sempre profundamente amado.
Aos 19 anos, ingressou na Faculdade de Administração de Empresas, da PUC-SP, embora sua vontade fosse cursar Letras; mas cedeu aos pedidos do pai que não queria que ele “morresse de fome sendo professor”. Formou-se em 1981 e atuou na área de marketing de uma multinacional, mas não se sentia realizado.
Junto com um amigo, fundou uma produção de doces, que evoluiu para uma doceira e, finalmente, para um restaurante. Durante esse período, ingressou na Faculdade de Letras da USP, onde formou-se bacharel em 1990. Especialista na vida e na obra de Monteiro Lobato, foi convidado a ingressar no curso de pós-graduação em Literatura, na USP, o que se deu em 1991.
Com a morte acidental de seu sócio, realizou uma revisão de sua vida, buscando torná-la mais útil às pessoas e não apenas a si próprio. Abandonou o curso de pós-graduação, vendeu o restaurante e ingressou no curso de Licenciatura em Língua e Literatura Portuguesas, na Faculdade de Pedagogia da USP, licenciando-se em 1995.
Começou a lecionar em uma favela na cidade de Taboão da Serra (Grande São Paulo), onde descobriu a necessidade de fazer algo mais do que dar aulas. Coordenou diversas campanhas de arrecadação de alimentos para atender às famílias de alunos muito pobres, depois que um aluno desmaiou em sala de aula por falta de alimentação.
Nesse período, conheceu as mensagens de Mediugórie e sentiu-se chamado de volta à Igreja. Passou a freqüentar a Paróquia de São José Operário, na Diocese de Campo Limpo (SP), onde conheceu o Pe. Francisco Carlos Consorte, que reconheceu nele uma vocação. Atuou como membro da Sociedade São Vicente de Paulo (vicentinos) e foi membro auxiliar da Legião de Maria.
Durante uma visita a seu amigo Pe. Francisco, o então bispo de Nova Iguaçu, D. Werner Siebenbrock, conheceu Nelson e o convidou a ingressar na Diocese. Por ter toda uma vida estruturada – casa própria, carro, emprego, independência –, pediu um ano para pensar e se organizar. Em janeiro de 1999, foi para Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, ingressando no Seminário Diocesano Paulo VI, no curso de Teologia, cursando, ainda, algumas disciplinas complementares de Filosofia.
Em março de 1999, iniciou seu estágio pastoral na Paróquia de São Sebastião, em Olinda, Nilópolis, onde permaneceu por dois anos, fez inúmeros amigos e aprendeu a amar e a servir a Baixada Fluminense. No ano 2000, foi trabalhar na Paróquia Santo Antônio de Jacutinga (Catedral), atuando junto à Equipe de Liturgia, à Pastoral da Crisma, à Pastoral do Aconselhamento e à Pastoral de Comunicação, na qual editou o boletim formativo-teológico “Lumen Christi”. Organizou ainda na Catedral de Nova Iguaçu o Catecumenato de Adultos com base no RICA (Rito de Iniciação Cristã de Adultos).
No IFITEPS, instituto ligado ao Seminário Paulo VI, atuou na secretaria do Curso de Teologia Pastoral por mais de 2 anos. Durante 2 anos e meio, colaborou com D. Werner nos artigos semanais de jornais locais, trabalho este que continuou a realizar junto ao Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Davenir Andrade, durante a vacância episcopal da Diocese de Nova Iguaçu, e deu continuidade junto ao atual bispo, D. Luciano Bergamin, até dezembro de 2007.
Recebeu os Ministérios de Acólito e Leitor no dia 1.o de novembro de 2000, na solenidade de Todos os Santos. Foi ordenado Diácono pelas mãos de D. Valdir Calheiros, bispo emérito de Volta Redonda, durante a vacância episcopal da Diocese de Nova Iguaçu, no dia 08 de junho de 2002, na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga, de Nova Iguaçu, no dia da memória do Imaculado Coração de Maria.
No dia 1.o de fevereiro de 2003, durante as Primeiras Vésperas da Festa da Apresentação do Senhor e de Nossa Senhora da Luz, foi ordenado sacerdote pelas mãos do Bispo D. Luciano Bergamin, na mesma Catedral de Nova Iguaçu onde atuou por 2 anos e meio, contando ainda como concelebrante D. Werner Siebenbrock, bispo de Governador Valadares (MG).
O lema que o seminarista Nelson escolheu para as suas ordenações Diaconal e Presbiteral – ”O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir” – reflete o sentido que vem dando à sua vida e ao seu ministério: servir ao Reino de Deus através do serviço à sua Igreja e aos mais necessitados.
Tomou posse como Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Glácia, em Belford Roxo (RJ), no dia 15 de fevereiro de 2003, lá permanecendo até fevereiro de 2007. Em seguida, até abril de 2008, foi Vigário Paroquial na Catedral de Santo Antônio. Nomeado Pároco em Tinguá, tomou posse na Paróquia Nossa Senhora da Conceição no dia 12 de abril de 2008. No dia 02 de fevereiro de 2013, assumiu o serviço de Pároco na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Parque Flora, mudando-se para a Casa de Dom Adriano, onde passou a funcionar o Seminário Propedêutico Dom Adriano Hypólito, do qual é o Reitor.
O Pe. Nelson atuou ainda como Assessor Diocesano de Catequese, desde a sua Ordenação Diaconal, como Diretor Espiritual do Comitium Mater Salvatoris, da Legião de Maria, como Coordenador da Região Pastoral 6 da Diocese de Nova Iguaçu de dezembro de 2003 a dezembro de 2006 e como co-apresentador do Programa Questões de Fé, da Rádio Catedral do Rio de Janeiro de abril de 2004 até março de 2007. Em 2009, foi co-apresentador do Programa Povo de Deus em Missão, na mesma Rádio. De 2006 a 2009, foi Diretor da Comunidade de Filosofia do Seminário Interdiocesano Paulo VI, trabalhando ainda como Vice-Reitor e Vice-diretor geral do IFITEPS e como Conselheiro convidado do Conselho Presbiteral da Diocese de Nova Iguaçu. Em 2011 foi nomeado Reitor do 
Seminário Propedêutico Dom Adriano Hypólito.
Atualmente, além de Pároco em Parque Flora, é Reitor do Seminário Propedêutico Dom Adriano Hypólito, Assessor Diocesano do Serviço de Animação Vocacional (SAV), Juiz Instrutor/Auditor da Câmara de Instrução Processual da Diocese de Nova Iguaçu, professor do Curso de Teologia Pastoral da Diocese de Nova Iguaçu, e membro do Conselho de Formadores da mesma Diocese. Desde fevereiro de 2014, nas madrugadas de quinta para sexta-feira, reza o Terço da Misericórdia ao vivo, pela Rádio Catedral do Rio de Janeiro, FM 106,7, às 3h00, com a participação dos ouvintes; e às 5h00, o Terço Mariano.





10 comentários:

M disse...

Oba. Quanta honra. Ser a primeira a comentar. Na verdade, o Pe. Nelson é modesto. É muito mais do que o ele relatou. Tem muitas qualidades que nao estao na biografia: inteligente, atencioso, excelente pessoa, ouvinte, compreensivo......... quem o conhece, sabe bem o q digo.

Luciana Mello disse...

Nelson aqui e a Lucia da Comunidade Sao benedito de Nova Iguaçu..
Estou com saudades do meu padre favorito..
preciso muito falar com voce sobre uns problemas pessoais..
Tive um problema na coluna e estou em tratamento tive q me ausentar da igreja por causa desses fins..
Preciso alcançar a Deus para poder opter a graça divina da cura!!
Me afastei de Deus e quero voltar a ir nas missas que eu sempre ia.
Bjs da sua amiga Lucia Helena .
pra falar comigo pode adicionar minha filha no msn dela ou deixar um e-mail: lcm_doll@hotmail.com

Murilo São Francisco disse...

ola! Pe Nelson fico feliz de encontra-lo por aqui. Fiquei muito emocionado com sua história entendo o porque a pessoa especial que o Senhor é. estou muito triste, pois fiquei sabendo hoje dia 05 de abril de 2008 que o senhor estaria indo pra comunidade de Tíngua, sentiremos muito a sua falta, mas fico feliz com a comunidade de Tíngua que estara recebendo alem de um grande padre uma pessoa especial que és.
Lhe desejo muitas felicidades com a sua novo desafio, que Deus possa sempre guiar os seus caminhos e com certeza, sempre que for a Tíngua tomaremos um café juntos. um grande abraço. oh! esta semana estarei t visitando pra saber das novidades.

Unknown disse...

Pois bem um menino bem educado pelos pais, com certeza seria esse encanto de pessoa que és...
Que Deus continue te abençoando meu amado JESUS.
Com a graça de DEUS tive sorte de te conhecer e hoje fazer parte de sua vida...
Sei que Tinguá com o toque de suas mãos e o seu carisma,irá virar a mais bela paróquia de Nova Iguaçú.
Que o Senhor te abençoe e te guarde...
Obrigado por existir em nossas vidas.

Jogo Social disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Histórias do Rio de Janeiro disse...

Parabéns pelo Blog, é muito bonito e de interessante leitura, incusive os links.
Obrigado pelo carinho e amizade a nós dispensados.
Forte Abraço.

eu disse...

Padre Nelson, saudades da sua estada por aqui.
Estou passeando pelo seu blog e gostando.
Forte abraço.

beth disse...

oi padre, meu nome é elizabeth.sou da matriz ns da conceição de marapicu.fiquei feliz de poder conhecer um pouco da sua história.bela caminhada!!!só o conhecia de vista.que Deus continue abençoando esta linda missão!

Unknown disse...

Querido Nelson, agora Padre de Nosso Senho Jesus Cristo! Muitas saudades de você meu Querido. Quando fomos junto a Mediugorie, em 1997, para com todos, você foi muito atencioso e amigo. Que Deus o abençoe e proteja sempre, nessa sua Escolha tão abençoada. Espero que um dia, nos encontremos novamente! Um grande abraço em Cristo Senhor Nosso!

Unknown disse...

Boa noite povo de Deus.Estou muito feliz com a chegada de padre Nelson na paróquia Santíssima Trindade de Olinda.Espero que Deus o abençoe e que a paróquia volte à ser como era há uns 10 anos atrás.
Com muitas pastorais, muita união e o mais importante:muita fé.
Seja muito bem vindo meu querido padre Nelson.